Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa a Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A quantidade de conhecimento e informação disponível no ramo tecnológico é tamanha que a todo momento é desenvolvido uma nova tecnologia personalizada e avançada. Não é à toa que as empresas lançam produtos tecnológicos novos a cada ano ou seis meses.
Há mais ou menos dez anos uma TV com aparelho de DVD embutido era a sensação e inovação do momento. Porém, se você colocar a mão no bolso e observar o seu celular smartphone, esse aparelho televisor será motivo de piada, mas lembre-se, não estamos falando de cinquenta anos atrás, a tecnologia avança muito e em pouco tempo de processo.
Levando em consideração essa linha de raciocínio, nós finalmente chegamos no painel IPS, ou só IPS, para ser mais específico. O IPS, sigla para In-Plane Switching, é uma tecnologia de cristal líquido TFT (Thin Film Transistor), onde cada pixel da tela é controlado por um ou mais transistores. O painel de IPS é um avanço da tecnologia padrão do LCD, que é normalmente utilizado em monitores, telas de celulares e aparelhos de TV. Diferente do LCD comum, que era bastante popular a poucos anos atrás, o painel IPS tem sua linha de cristais líquidos de forma horizontal, que antes eram usados na vertical.
A primeira vantagem visível do IPS é a taxa de atualização, que em um painel de LCD comum fica entre 60 e 75Hz, por enquanto que o painel IPS chega a 240Hz. Essa taxa de transmissão diminui o delay de transmissão de imagem para a tela, o que garante uma imagem muito mais nítida, evitando aqueles borrões que fazem com que a tela fique levemente desfocada.
Esse desempenho melhora também afeta as imagens em movimento por causa do aumento de resposta e do ângulo de visão ampliado pelas linhas horizontais.
O fluxo horizontal e constante dos cristais líquidos do IPS também proporcionam outra característica interessante para o painel. Em uma tela de LCD é comum ver uma mancha branca quando alguém toca no visor do painel, normalmente isso acontece em aparelhos de TV. Afinal, é onde a tecnologia do LCD é mais difundida.
No LCD tradicional isso acontece porquê o fluxo dos cristais líquidos são interrompidos com o toque, mas isso não acontece no IPS, que mantém o fluxo horizontal constante.
O tempo de resposta, que já provou ser a grande vantagem do painel IPS, também ajuda a economizar energia, pois a tecnologia não força a transmissão da imagem, fazendo que o aparelho não consuma muita energia elétrica.
O painel IPS tem o seu uso majoritário em televisores e monitores para computadores. Em eventos esse tipo de painel é bastante requisitado quando o painel fica exposto ao contato com o público.
Com o LCD tradicional havia muitas chances de o painel ser danificado, mas com o IPS isso não acontece por causa dos fatores mencionados anteriormente. O painel IPS não é caro, os interessados em adquirir ou locar um só precisam entrar em contato com a LED10 para fazer negócio.