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O marketing de atenção é uma estratégia criada em 2012 por Steve Jelley. Tem como objetivo criar várias ações que quando conjuntas podem prender a atenção do consumidor.
Este conceito é importante porque o consumidor é bombardeado diariamente por diversas informações diferentes. Dessa forma, prender a atenção deste usuário fica cada vez mais difícil.
O marketing focado na atenção do usuário surgiu para compreender o comportamento do consumidor atual, oferecendo mensagens precisas e extremamente direcionadas, aumentando o desempenho da sua campanha de marketing.
A principal regra do marketing de atenção é que você tem em média 8 segundos para conseguir fazer o primeiro contato com o usuário. Ou seja, você tem apenas alguns segundo pra fazer com que ele se interesse tanto pelo conteúdo que não queira sair da sua página.
Para driblar esse problema é preciso produzir conteúdo que realmente gere engajamento. Agora que você já sabe o que é Marketing de atenção, precisa saber como atrair clientes utilizando essa estratégia. Esse processo se dá em 3 partes: captação dos leads, manutenção dos clientes e fidelização.
O marketing de atenção foi criado para que o seu conteúdo seja otimizado desde o título, até o desenvolvimento. É necessário manter o leitor preso na leitura, fazendo com que ele realmente receba o que veio procurar com o seu texto.
Uma forma de incluir essa estratégia na sua empresa é falando sobre assuntos que geram dúvida nos seus clientes. Por exemplo, explicando como utilizar um produto ou um serviço, de forma clara e objetiva.
É importante que além de um conteúdo planejado, você proporcione ao usuário uma landing page eficiente, com um design responsivo e uma experiência satisfatória para o seu cliente.
Ao oferecer uma recompensa digital, pense em algo que irá agregar valor real a vida do seu usuário. Isso fará com que ele volte ao seu site e compartilhe com os amigos.
O marketing de atenção tem a tendência de suprir as reais necessidade do usuário. Nesse contexto é interessante colocar links de conteúdos relacionados para o seu leitor, fazendo com que ele sane as possíveis dúvidas dentro do seu próprio site.
Para se tornar cliente o usuário precisa ser conquistado. E após a execução da conquista, é necessário manter o interesse dele por sua empresa. Para isso, manter um bom relacionamento por meio de newsletters, por exemplo, pode fazer com que o usuário esteja sempre engajado com a sua empresa e o seu produto.
Faça enquetes nas redes sociais para saber qual o conteúdo que o seu público alvo espera encontrar nas suas mídias digitas. Essa estratégia de marketing de atenção é fundamental para que você tenha um bom planejamento de conteúdo, proporcionando que você fale de assuntos que sejam realmente relevantes para o seu público alvo.
O marketing de atenção pode ser usado nas mídias digitais, mas também em seu espaço físico. O uso de mídias visuais como o painel de LED pode fazer com que antes mesmo de entrar em sua loja o cliente já saiba o que vai comprar, quais suas promoções e os preços dos principais produtos. O painel de LED além de destacar o seu comércio entre os outros, ainda continua trabalhando por você em horários que outros estabelecimentos estão fechados. Isso facilita muito na hora de encontrar o produto desejado, aumentando a busca por sua loja.