As estratégias de marketing são meios utilizados através de métodos de ações publicitárias para estabelecer uma marca no mercado ou para divulgar um produto de modo mais eficiente. Nesse sentido, o marketing é a melhor maneira para se aumentar o seu número de clientes. O marketing pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio, inclusive em um posto de gasolina.
Trabalhar com um posto de gasolina é ter a certeza de que existe uma demanda pelo seu produto. Mesmo em tempos de crise, onde o preço da gasolina esteja alto e o poder de compra do consumidor baixo, haverá a demanda por causa da grande frota de veículos no país. O único diferencial da afirmativa é para o interior, onde o número de veículos é reduzido.
Todavia, dispor ou não da demanda massiva de uma cidade grande não é garantia de rentabilidade. O que todos os tipos de postos de gasolina precisam, seja o da metrópole, interior ou estrada, são de estratégias de marketing que elevem o interesse do cliente pelo produto ofertado pelo estabelecimento.
Algumas estratégias de marketing para um posto de gasolina
Quando falamos em estratégias de marketing normalmente as pessoas começam a pensar em métodos de níveis geniais para atrair o consumidor, mas isso não é uma essência da publicidade. Uma boa ação de marketing também pode ser simples e eficiente, sem precisar de muito investimento para se conquistar bons resultados.
Nesse artigo você poderá conferir algumas dicas dessas estratégias de marketing, algumas simples e outras mais complexas. Veja a seguir:
- Conheça melhor sua clientela: O primeiro passo para desenvolver boas estratégias de marketing é estudando o comportamento do consumidor. Quando o comerciante entende o cliente, ele tem maior conhecimento para saber o que fazer para atrair o consumidor;
- Reforma na infraestrutura: O marketing não se resume a uma ação publicitária direta, a reforma da infraestrutura do posto de gasolina também é uma maneira de atrair mais clientes. Se o ambiente for reformado, otimizando o espaço e qualidade final do produto, essa reforma será um meio de atrair mais consumidores, porém, não se esqueça que o custo é alto;
- Invista em uma loja de conveniência: Extensão do tópico anterior, a loja de conveniência otimiza a imagem do seu posto de gasolina para o consumidor. Além de ser uma estratégia de marketing atrativa, a loja também se torna um veículo ativo de lucro para o posto;
- Utilize um painel de LED: O painel de LED é uma ferramenta muito interessante para sua estratégia de marketing. Com um painel, daqueles de alta resolução, é possível atrair clientes pela luz, fazer propagandas e ainda informar seus clientes a distância em total segurança, pois o LED não emite calor;
- Use os funcionários como ferramenta de marketing: Os funcionários do seu posto de gasolina são parte essencial do funcionamento do mesmo. Pensando dessa forma, os funcionários são parte do seu marketing. Se eles forem bem treinados o serviço terá maior qualidade, o que ajuda a fidelizar e atrair mais clientes;
- Mantenha seu posto de gasolina conectado: Não se limite ações de marketing locais, procure atuar também na internet. Garanta que seu posto seja visualizado em aplicativos de GPS na internet e mantenha um site simples atualizado sobre as informações do estabelecimento;
Faça promoções periodicamente: Promoções são sempre bem-vindas aos olhos do consumidor. Esse tipo de estratégia de marketing faz com que o cliente fique com a sensação de ganho, o que o influencia a consumir mais e mais. As promoções podem variar entre descontos, brindes e outros tipos de ações.