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Segundo o Conselho Nacional de Farmácia, o Brasil possui atualmente, cerca de 70,4 mil farmácias. 72% delas são representadas por independentes e 14% delas são representadas por grandes redes.
Devido à alta concorrência nesse mercado, não basta apenas encher as prateleiras de remédios e alguns outros itens e esperar que os clientes atravessem as suas portas magicamente, é necessário captá-los.
Pensando nisso, nós falaremos de algumas dicas importantes para ajudá-lo a captar mais clientes.
O atual conceito de vendas é diferente de algum tempo atrás. Os consumidores de hoje em dia veem a grande parte dos produtos e serviços como algo intercambiável.
Os preços deixaram há muito tempo de ser o único fator decisivo na hora da compra. Os consumidores não buscam apenas os preços mais baixos, mas também os serviços de maior qualidade e utilidade.
Essa não foi a única evolução ocorrida na mentalidade do consumidor. Devido à internet, as compras foram facilitadas mais do que nunca e a obtenção de conhecimento também.
Um atendimento de qualidade e eficiente, é o princípio do sucesso de vendas e uma das mais poderosas ferramentas de marketing no setor.
Ninguém gostaria de chegar em qualquer estabelecimento que seja e ser mal atendido.
Ser educado e demonstrar interesse no problema do cliente o fará se sentir acolhido.
Isso também o induzirá, inconscientemente, a fazer marketing do seu negócio e servirá como prova de aprovação social.
Essa é uma estratégia de Marketing que tem o objetivo de fazer com que os clientes comentem sobre uma marca, o que contribui para aumentar o número de vendas.
Essa é uma estratégia cujo objetivo é fazer com que os clientes falem a respeito da sua marca, o que irá contribuir para o crescimento do número de vendas.
Em tempos de crise econômica, é muito comum ver clientes que buscam cortar o máximo possível dos gastos e que buscam economizar em tudo.
Reúna todo o time e explique quais são os objetivos e os movimentos a serem feitos.
Busque informações dos colaboradores e clientes para identificar o que pode ser melhorado ou substituído. E em como funciona o processo de compra, para que ele seja otimizado, para oferecer os melhores produtos aos clientes certos.
A busca por parceiros estratégicos nesta área da saúde também é uma boa abordagem para atrair um maior público para a sua farmácia.
Ao realizar a verificação da pressão de um cliente ou ao realizar qualquer outro teste rápido, você poderá indicar um profissional parceiro. E, esse profissional indicará também, a sua farmácia à cada paciente acompanhado por ele.
Busque novos caminhos para inovar e sair na frente da concorrência. Veja o que a concorrência está fazendo e busque aprimorar isso, trabalhe com preços melhores, atendimento mais humanizado etc.
A comunicação audiovisual é importantíssima, não adianta ter uma mega loja, com prateleiras cheias e não fazer a divulgação dela.
Investir na divulgação é imprescindível para que o seu material seja compartilhado. Um ótimo recurso nesta área é a implantação de painéis de LED, eles são baratos e alcançam muitas pessoas.
Durante a criação desta propaganda, adote uma linguagem clara e não use termos técnicos nem tente explicá-los.
Evitar textos muito longos também é necessário, a propaganda precisa ser algo prático e rápido e que remeta à sua marca.
Quanto mais rápido e objetivo, melhor será o desempenho.