Um posto de gasolina é um negócio focado, essencialmente, em um único tipo de produto: o combustível. Por causa disso o alcance comercial de um negócio acaba sendo naturalmente limitado, mas não necessariamente desvantajoso, visto que a frota de veículos do país é absurdamente alta. Ou seja, mesmo em um negócio muito centrado em um nicho é possível alcançar o sucesso sabendo se posicionar no mercado.
O que precisa ser feito para meu posto de gasolina ser eficiente?
Antes de discutimos dicas para alcançar o sucesso do seu posto de gasolina, o ideal é que seu negócio, em primeira instância, seja efetivo. O que é ter um negócio efetivo? Uma empresa efetiva é um comércio que consegue se manter funcional com uma margem de lucro agradável. Em outras palavras: o básico precisa funcionar.
O que é o básico de um posto de gasolina? O abastecimento, é claro.
Quando pensar em alcançar sucesso em seu posto de gasolina, procure garantir que o cerne básico do seu negócio seja efetivo. O cliente precisa entrar no posto e sair com o carro abastecido adequadamente. Portanto, construa ou reforme o seu estabelecimento para que a entrada dos veículos seja prática e intuitiva. Depois disso, procure garantir que o combustível oferecido seja de excelente qualidade.
Para complementar esses dois fatores, ambiente e produto, mantenha sua equipe de atendimento devidamente treinada e informada. Desse modo o básico do seu negócio será bom o suficiente para que o posto de gasolina continue ativo e lucrativo, mesmo não alcançando o sucesso almejado inicialmente.
Dicas para destacar seu posto de gasolina entre os demais!
Agora que o seu negócio está no mercado, funcional e com um bom número de clientes recorrentes, se prepare para alcançar o sucesso otimizando as qualidades do seu posto de gasolina! Confira nossas dicas a seguir:
- Tenha uma loja de conveniência: Por lei o seu posto de gasolina pode ter uma lojinha de conveniência, use isso ao seu favor. A loja pode ser parte do seu negócio ou pode ser fruto de uma parceria, ou seja, você fornece o espaço para um sócio abrir a loja. Nos dois casos o número de clientes do seu posto de gasolina aumenta consideravelmente;
- Oferece serviços gratuitos durante o atendimento: Serviços simples como a troca da água, calibragem dos pneus e limpeza do para-brisa é uma boa maneira para mimar os seus clientes. O gesto é simples, mas a sensação de ganho é sempre benéfica para poder garantir que o motorista sempre irá retornar para o seu posto de gasolina;
- Use um painel de LED: O painel de LED tem um poder chamativo que funciona dia e noite e, além disso, alguns modelos conseguem transmitir imagens em alta resolução, o que garante um diferencial único de marketing para seu negócio. As lâmpadas de LED não emitem calor, ou seja, não serão um objeto de periculosidade para se ter em um posto de gasolina;
- Monte um sistema promocional: Não se limite apenas a oferecer serviços e produtos de qualidade, procure pensar também em ações promocionais. As promoções são sempre uma ótima maneira para atrair novos clientes. Com um novo cliente no seu posto de gasolina, você só vai precisar garantir uma boa prestação de serviço para que ele retorne no futuro;
- Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado: Essa é uma dica que funciona para qualquer mercado, pois se manter atualizado é essencial para alcançar o sucesso de qualquer negócio. Estar por dentro das tendências garante que seu posto de gasolina esteja sempre um ou dois passos na frente da concorrência.