Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa a Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Já parou para pensar que muitos dos clientes que entram no seu posto de gasolina são fruto do marketing boca a boca? Um cliente comenta com o outro que no seu posto há os melhores preços e melhor atendimento, este ouvindo acaba vindo ao posto e contando sua experiência para outras pessoas, resultado: sua clientela aumenta!
O marketing boca a boca, apesar de não ser o único tipo de propaganda, ainda é um tipo de marketing que dá certo. Em um posto de gasolina investir neste tipo de estratégia pode ser uma ótima opção, em meio a tanta concorrência os clientes acabam acreditando mais na opinião de outros clientes do que em qualquer propaganda.
Diversas pesquisas mostram que quando alguém vai adquirir um produto, ele pesquisa primeiro a opinião de outras pessoas. Depois pesquisa na internet e somente depois é que vai até o estabelecimento comprá-lo. Com o combustível e outros serviços oferecidos por postos de gasolina não é diferente.
Mas, o que você deve fazer para maximizar as vendas através do marketing boca a boca? Como aumentar a incidência deste tipo de propaganda? É sobre isso que falaremos neste artigo.
O seu posto de gasolina anda pouco movimentado? Então, é hora de turbinar suas vendas através do marketing boca a boca. Veja as dicas que você deve seguir:
A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir aumentar o marketing boca a boca é fazer com que o cliente entre no seu estabelecimento, afinal, só assim ele terá o que contar sobre o seu posto de gasolina.
Use letreiros e painel de LED para fazer com que o cliente veja os preços baixos, até mesmo motoristas a longas distancias conseguem enxergar o painel e podem entrar no seu estabelecimento.
A partir do momento que o cliente já entrou no seu estabelecimento, é hora de conquistá-lo. Ofereça sempre o melhor produto que você puder, dê brindes para ele e alguns agrados. Por exemplo, está um dia de sol e o seu posto de gasolina fica próximo a pista. Que tal oferecer água gelada ou suco para os clientes? Outra dica é oferecer um cafézinho para os motoristas que passam de manhã no seu posto.
Esses tipos de gentilezas não são caras e podem fazer com que o marketing boca a boca se torne muito positivo e aumente o movimento em seu posto de gasolina.
Outra dica para conquistar os clientes é transmitir no seu posto de gasolina jogos de futebol ou eventos especiais ao vivo em painéis de LED, se você tem como vincular o seu posto de gasolina a uma loja de conveniência, vale à pena fazer com que os clientes entrem no seu posto, abasteçam e estacionem para consumir alguns produtos da loja, ver o jogo e confraternizar com amigos. Diversos postos de gasolina já estão usando essa estratégia.
O marketing boca a boca sobre o seu estabelecimento só será positivo se o seu produto for bom. Fuja de ilegalidades como produtos adulterados e seja sempre honesto. Um trabalho bem feito é comentado por sua eficácia, e se você tratar os clientes bem com certeza eles voltarão.
Todo cliente gosta de ser bem tratado, e para melhorar o marketing boca a boca você deve tratar o cliente de forma personalizada. Para isso, vale à pena investir na fidelização de clientes. Você deve fazer cartões fidelidade e dar benefícios para os clientes que indicam outros clientes, isso estimulará o marketing boca a boca e aumentará sua clientela.