A promoção de qualquer evento exige muito planejamento e muito trabalho. Assim, é importante que tudo seja feito para ter sucesso na divulgação do seu evento, com resultados positivos e com boa renda, evidentemente.
Veja algumas dicas para ter sucesso na divulgação do seu evento, com a certeza de que ele terá o público que você pretende
O que fazer para ter sucesso na divulgação do seu evento
Como você sabe, o grande desafio para um organizador de eventos é, sem sombra de dúvida, conseguir a maior participação possível do público. Atingir essa meta e ter sucesso na divulgação do seu evento vai exigir um sério trabalho de planejamento, criando estratégias de divulgação para atingir o maior potencial de audiência, atraindo o interesse para o evento.
Para conseguir ter sucesso na divulgação do seu evento, defina primeiro as principais questões a ele relacionadas:
- Que mensagem você pretende comunicar
- E quem é seu público-alvo.
Para criar a mensagem (ou mensagens) de sua estratégia de divulgação, é necessário ter a resposta às famosas questões dos 5 W:
- What?: ou seja, “o quê”, onde você deve falar a respeito no nome do evento, do seu conteúdo e do que o público vai participar;
- Who?: “quem”, onde você, como organizador do evento, deverá definir convidados especiais, coordenadores, palestrantes e moderadores;
- Where?: “onde”, definindo a sede do evento, a capacidade do local para o público, os serviços e a infraestrutura necessária para o atendimento;
- When?: “quando”, com a data e a duração do evento;
- Why?: “por quê”, com a temática do evento e os objetivos que motivaram sua criação.
Além dessas questões é importante estabelecer na sua estratégia de divulgação a forma como se desenvolverá o evento, o programa e os recursos necessários, os patrocinadores e colaboradores.
Para ter sucesso na divulgação do seu evento é necessário que você lhe forneça uma identidade, estabelecendo a mensagem que será comunicada, devendo direciona-la para o seu público-alvo específico.
Você deve ter em mente o perfil dos participantes do evento e a forma como será desenvolvido o planejamento, identificando a audiência, analisando a formalidade ou não do evento, se o seu público alvo é despojado ou se vai exigir um contato mais formal.
Para entender melhor essa posição a ser tomada para ter sucesso na divulgação do seu evento, pense que um congresso de advogados é bem diferente de um evento voltado para o marketing multinível, por exemplo. O público é totalmente diferenciado, e tudo deve ser produzido de forma a agradar esse público.
Definidos todos os pontos, você poderá determinar os canais mais eficientes para trabalhar a divulgação do seu evento, buscando atingir o maior número de potenciais participantes possível.
As ferramentas disponíveis para ter sucesso na divulgação do seu evento que não podem ser deixadas de lado são as seguintes:
- Sites e blogs, onde os potenciais participantes devem encontrar todas as informações necessárias sobre o evento e seu tema, inclusive com ficha de inscrição;
- E-mail marketing que, se você tiver em mãos o contato dos potenciais participantes, poderá personalizar o convite, conseguindo maior alcance;
- Redes sociais, onde poderá posicionar o nome do evento e conseguir chamar a atenção de um publico bem direcionado;
- Mala direta, com folhetos e folders informativos impressos, enviados convencionalmente através dos Correios. Embora mais caro do que os sistemas de divulgação apresentados, garante que sua divulgação irá chegar às mãos do seu público-alvo;
- Painéis de LED instalados outdoor, com a divulgação do evento nos principais locais de sua cidade, em ruas de maior movimento, atraindo ainda mais a atenção de todos os passantes, pedestres ou motoristas.
Para ter sucesso na divulgação do seu evento você deve trabalhar de forma que todos falem sobre ele: tenha atenção nisso!
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