No marketing voltado para supermercados, o objetivo principal é persuadir os clientes, fazendo com que eles se interessem pelos produtos na hora.
Isso é resumido a prática de estratégias que buscam fazer com que o cliente se sinta confortável e familiarizado com o lugar.
Não são ações complexas, elas foram projetadas para satisfazer o cliente e atacar diretamente o psicológico dele. Veja algumas dicas:
1 – Trabalhe com ações sustentáveis
Quando você gera valor para a sociedade e para os clientes, eles tendem a se manter fiéis e farão o marketing da marca para você.
O seu mercado não precisa ser somente um mercado. Você pode instalar um ponto de coleta de lixo e reciclagem, e hospedar profissionais que farão a conscientização dos clientes sobre esse assunto.
Você poderá também fazer a arrecadação de roupas para alguma instituição de caridade.
2 – Estratégia na organização
Estimule os comportamentos de compra dos clientes colocando os produtos certos nos lugares certos. Posicione-os na linha de visão do público.
Produtos para crianças nos lugares mais baixos e produtos para adultos nos lugares mais altos. Até porque é muito improvável que uma pessoa entre no mercado e saia olhando todas as gôndolas de cima a baixo.
3 – Crie um ambiente confortável
Uma das técnicas mais eficazes para vender mais, é fazer com que os clientes se sintam confortáveis no seu mercado. Nosso cérebro faz associações com o que sentimos vivemos.
Algumas ações que influenciam muito esse fator são:
- Mantenha um ambiente limpo e cheiroso
- Forneça um atendimento de qualidade
- Crie promoções irresistíveis e de última hora
- Organize os produtos estrategicamente
- Trabalhe bem a identificação dos alimentos
- Trabalhe com as cores para categorizar os alimentos
4 – Afaste os produtos que são essenciais da entrada
Produtos como arroz, queijo, feijão, leite e sal são usados todos os dias. Então, eles são procurados todos os dias nos supermercados. Se você deixar esses produtos logo na entrada, os clientes irão pegá-los e ir embora.
Exponha esses produtos o mais longe possível da entrada, para que os clientes precisem andar pelo seu mercado e sejam persuadidos pelas outras ofertas expostas.
As maiores compras, são aquelas que não são planejadas.
5 – Trabalhe na divulgação da marca
Destaque a marca da empresa através de conceitos visuais.
Mantenha a imagem da marca sempre limpa e iluminada.
Manchas e outros tipos de sujeira passam uma ideia de descaso e má qualidade de serviço.
6 – Organize os produtos para criar vendas casadas
Para que isso aconteça, basta posicionar uns produtos próximos a outros. Faça isso com produtos que são relacionados, por exemplo o churrasco.
A venda casada não funciona apenas com produtos que estão relacionados.
Uma técnica usada há muito tempo, é posicionar as caixas de cerveja próximas às fraldas.
7 – Divulgação e Marketing
Treine a sua equipe de vendas para que ela seja eficiente e alcance resultados.
Atualmente, uma relação mais humanizada entre os vendedores e os clientes é muito valorizada e fará o seu supermercado aumentar muito as suas vendas.
Uma boa estratégia é a implantação de painéis de LED para a venda de produtos e a divulgação interna e externa.
Esses painéis são uma mão na roda na hora da divulgação porque permitem alcançar grandes multidões ao mesmo tempo, se posicionados corretamente.
Quando posicionados de forma estratégica, eles irão trabalhar na captação de clientes e quando usados no setor interno, eles podem funcionar para oferecer promoções relâmpagos para aumentar a interação com os clientes e o valor gasto a cada compra.