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Quando se fala de marketing para supermercados, o objetivo é estimular os clientes a gastarem mais sem perceber isso.
Usando várias estratégias psicológicas que interferem nos preços, cores e posição dos produtos que aumentam o valor gasto na loja.
Todas as estratégias de marketing mostradas aqui são resultado de estudos realizados previamente. É altamente recomendo que elas sejam adaptadas conforme a sua necessidade e seu ambiente.
Quando a luz interna passa a valorizar mais o produto, os consumidores veem o produto e são estimulados a comprá-los por impulso. Quando a iluminação é usada corretamente, os produtos se parecem muito mais atrativos e despertam o desejo dos clientes.
Nosso cérebro é capaz de se lembrar das coisas através das sensações. Não são apenas toques, sons, cheiros e gostos que podem nos fazer lembrar de algo. Nosso subconsciente faz isso automaticamente. Devido a isso, a implementação do marketing através dos sentidos é uma das estratégias mais usadas e uma das mais importantes também.
Quando um cliente entra no supermercado, independe de estar com uma lista de produtos planejados ou não, a tendência é que ele encha o carrinho, seja pelo impulso ou não. E se o carrinho for pequeno e estiver cheio? Provavelmente as pessoas pararão de comprar ali.
Se estiverem vazios, as pessoas acreditam que compraram pouco. Carrinhos e cestas cheias passam a impressão que já se atingiu o limite.
Quando você cria um relacionamento com o consumidor ao agregar valor aos produtos, isso faz com que ele se sinta melhor e mais disposto a voltar.
Muitos produtos são praticamente invisíveis pelo fato de que os consumidores não conseguem enxergar valor neles.
Quando existem espaços vazios nas prateleiras, o gatilho mental de escassez é ativado que faz com que as pessoas pensem que outras pessoas também estão comprando. Se um produto está vendendo tanto que ele está sumindo da prateleira, ele é bom, certo?
Além disso, quando há espaços entre os produtos, o cliente tem acesso a ele mais facilmente. O cliente se irritar para tirar o produto da gôndola pode gerar estresse e fazê-lo desistir da compra.
Muitos fatores psicológicos alteram a percepção dos consumidores em relação aos preços vistos. Esses fatores influenciam diretamente o ticket médio. Devido a isso, essa é uma estratégia muito usada.
Nosso cérebro tende a arredondar para baixo preços quebrados, como o famoso “,99”.
Cada cor usada em anúncios e textos tem o seu significado. As cores são muito bem planejadas para chamar mais a atenção dos consumidores e despertar o desejo de comprar.
Uma cor pode causar muitos efeitos psicológicos, dependendo muito do seu contexto. O vermelho é frequentemente relacionado ao perigo, amor ou raiva.
No setor de alimentação, as cores mais usadas são o laranja, amarelo e vermelho.
Os produtos devem estar posicionados sempre no campo de visão do público alvo. Isso não é nenhuma novidade para quem já trabalha com supermercados.
Frequentemente, os consumidores passam pelos corredores e levam mais que o planejado. Deixe os produtos para as crianças, como guloseimas e chocolates em baixo e produtos para adultos em cima.
Quando isso acontece, as pessoas tendem a andar mais devagar e começar a prestar atenção ao seu redor. É nessa hora que as pessoas enxergam os produtos.
Uma precaução a ser tomada é na hora do estreitamento, se os corredores forem muito estreitos, os clientes irão se irritar e desistirão das compras.
Uma jogada muito interessante para os supermercados são os painéis de LED, eles te permitirão atingir muitos clientes de uma só vez e chamar a sua atenção com promoções relâmpago, informações e muito mais.
Também são uma ótima jogada para fazer divulgação externamente, se posicionados corretamente. Eles são ótimos para anunciar promoções para o público externo e até mesmo suas ações de marketing.